Dragagem do Rio Piraí: Obra atinge 20% de sua totalidade
Dragagem: Obra atinge 20% de sua totalidade
A Prefeitura de Barra do Piraí tem muito que comemorar nestes quase três meses de obra da Dragagem do Rio Piraí. De acordo com os relatórios de a obra já atingiu os 2 km de dragagem, faltando apenas um reacerto do talude e a sua cobertura vegetal. A extensão total é de 9200 metros do rio Piraí., trecho entre o Distrito de Santanésia e o centro da cidade.
Estão sendo utilizadas 12 máquinas, distribuídas entre o local de onde está sendo retirado solo para construção de estradas de acesso, o bota-fora e a obra de fato. Alguns acessos localizados nos bairros Parque Santana e Santana de Barra ganharam benfeitorias, como construção de caixas de passagem e limpeza de seus leitos. As casas existentes nesses locais que sofriam alagamento permanente em sua estrutura começaram a ter seus porões aterrados, reduzindo o ataque químico às fundações.
As margens do Piraí já estão sendo gramadas dando um excelente aspecto visual e, ao mesmo tempo, protegendo a encosta de deslizamentos. Nesse trecho inicial já foram assentados aproximadamente 3.500 m² de grama em placas dos 10.000 m² que serão colocados. Todos os trechos serão revegetados com grama em placas ou com hidrossemeadura (lançamento de sementes e fertilizantes sobre os taludes criados). Os trechos que não apresentarem estabilidade sofrerão um reforço feito com pedras.
Os trabalhos da dragagem já estão próximo ao bairro da Ponte Vermelha, uma das comunidades mais atingidas com a cheia do Rio Piraí nos últimos anos. A Prefeitura Municipal de Barra do Piraí pede paciência aos moradores das comunidades afetadas. “Sabemos que tanto o transtorno quanto a ansiedade causada pela obra é grande, mas estamos trabalhando para que os problemas sejam minimizados e que a obra seja feita com a qualidade necessária para melhorar a qualidade de vida de cada um dos barrenses que vive em comunidades ribeirinhas”, disse o Prefeito José Luiz Anchite.. A obra ocorre sem atrasos e é boa a relação entre a empresa, os moradores ribeirinhos e a Secretaria do Ambiente que está pronta para esclarecer qualquer dúvida e prestar os esclarecimentos necessários. O horário de funcionamento dessa secretaria é de 08:00 às 18:00, de segunda à sexta-feira, na Rua Paulo de Frontin, nº 04 (Prédio anexo ao Banco do Brasil), e pelo telefone (24) 2442 1088.